30/01/2023
10:00 hrs
Também conhecido como Active Directory Services, essa é uma tecnologia aprimorada pela Microsoft, utilizada exclusivamente em ambientes com Windows, que pode ter seus objetivos definidos em duas palavras: autenticação e autorização. Sua funcionalidade é baseada no serviço de protocolo LDAP, que, como sua principal função, armazena e disponibiliza os dados para consultas futuras. Sendo assim, sua principal funcionalidade é organizar o gerenciamento de usuários em uma empresa. Sua instalação e gestão geralmente são feitas pelo núcleo de T.I. A partir do momento em que o sistema se encontra a pleno funcionamento, ele vai servir para garantir a segurança dos dados da empresa em questão, já que esse fluxo deve ser controlado e deve-se ter certeza de que todas as informações começam e terminam seu caminho dentro dos domínios.
Em geral, a viabilidade desse tipo de tecnologia passa muito pela segurança que a empresa pode garantir. Obviamente, metade disso passa pelo sucesso na aplicação e prática do processo. Para ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pela IBM, em 2021, o Brasil apresentou um aumento de 92% nos ataques de ransomware, que se trata de um malware que efetua o sequestro de dados por criptografia. Com isso, até informações pessoais acabam indo junto e o resgate é cobrado em criptomoedas. Logo, é cada dia mais importante ter uma segurança digital da sua empresa em dia. Em outros tempos, era necessário estar fisicamente no local para realizar um roubo. Agora, sentado em uma cadeira é possível causar danos irreversíveis a uma empresa. A partir desse cenário, entende-se a importância desse tipo de iniciativa.
Para entendermos com mais facilidade, basta imaginar uma árvore. Cada galho que sai dela, pode ter outros galhos nascendo de si. Da mesma forma, é feito com as permissões e pessoas. O centro de tudo é o setor que controla o processo e cada setor tem acesso aos dados que são relevantes para as suas respectivas rotinas. Sendo assim, não ocorre, por exemplo, do setor de vendas ter acesso a uma informação sobre o almoxarifado, já que aquele dado não vai servir a princípio. Caso haja necessidade desse acesso, isso também pode ser solicitado pelo sistema, com uma permissão extraordinária. Outra forma de entender o conceito é imaginar um mapa mental. Logo, mais uma das principais funções do AD é armazenar as informações da empresa em um só lugar, mas não se esquecendo de garantir a segurança, já que um único acesso pode ser fatal para resultar no vazamento de dados essenciais.
LEIA TAMBÉM: 7 Dicas para Lucrar mais com E-commerce
Para respondermos essa pergunta, basta nos apegarmos aos benefícios de ter e desvantagens de não ter. Assim que o colaborador integra o time, geralmente, ele recebe os equipamentos, como computador, celular e/ou tablet, que em determinados casos, é por onde ele vai poder ter acesso às suas ferramentas de trabalho. Além do que falamos anteriormente, após uma rotina estabelecida com sucesso, é possível evitar boa parte dos problemas de desencontro de informação. Se quisermos entender a profundidade disso, basta imaginar uma infinidade de arquivos espalhados por dezenas de computadores. E mesmo que eles estejam na nuvem, imagine que o setor responsável precisa de um relatório, mas ele está no email pessoal do colaborador. Nesse caso, já é possível entender a “distância” a ser percorrida. Isso já funcionaria de forma bem mais rápida e otimizada se tudo isso estivesse no AD da empresa, sob seu domínio. Talvez surja a indagação de que o funcionário não teria acesso às informações se não estivesse fisicamente presente no local. Mas, até nisso é possível resolver já que, como falamos anteriormente, os hardwares da empresa podem estar com o colaborador, além de que com login e senha é possível ter esse acesso remotamente. Como dito acima, a separação de quem (ou qual grupo) pode ver o que é feita com mais clareza. Também é possível realizar uma interação entre os setores com esse tipo de recurso.
Adotando iniciativas e tecnologias como essa, a empresa pode ter mais segurança na hora de operar, sabendo que seus dados estão seguros, já que a produção de informação a nível global aumentou consideravelmente. Outra forma de otimizar esse processo é realizar a integração com sistemas que já estejam em funcionamento nas rotinas da sua empresa. O Uno ERP é um sistema de gestão que oferece a possibilidade de integração com o seu AD. Caso queira saber mais, fale conosco.