Neste post discutimos e refletimos sobre as obrigações fiscais e tributárias nas pequenas e médias empresas brasileiras e como só reclamar não resolve.
Leão (Receita) vs Sua empresa
É possível crescer de acordo com as Obrigações Fiscais e Tributárias brasileiras? Essa é uma das dúvidas que recebemos em nossas consultorias com clientes e temos uma resposta.
Muitos empresários estão reclamando muito de como o “cerco” está se fechando para as empresa brasileiras e estão preocupados com o crescimento de suas organizações, sempre culpando o leão, que tem se modernizado e utilizado tecnologia de ponta.
A culpa da empresa não crescer mais como antes ou ter estagnado não é do “leão hi-tec”, mas dos próprios empresários, que não estão acompanhando a velocidade com a que Receita Federal se prepara para fraudes ao FISCO e com que cobra os dados.
Muitos preferem ficar na informalidade e investir rios de dinheiro para cobrir essas informalidades, mas isso é um cobertor curto e perigoso, um simples deslize nas contas contábeis pode causar em multas e consequentemente, encerramento da empresa!
Outras empresas preferem não investir em nada e deixam na mão do contador suas contas, mas mal percebem que esses também estão despreparados para o Sped e para o que ainda está por vir.
O ideal é integrar sua Contabilidade ao seu software de gestão integrado. Sinal vermelho para as empresas que ainda não implementaram um ERP!
Caso não saiba, a Receita está com servidores nível NASA e cada vez mais utiliza e desenvolve softwares de ponta. As empresas precisam se preparar com infraestrutura tecnológica tão boas quanto e com softwares robustos para abrigar todas essas obrigações, por isso, falamos do sistema de gestão e outras soluções para cobrir integralmente sua empresa.
Além de evitar multas, o empresário poderá colocar a cabeça no travesseiro e saber que não deve nada para ninguém…
Outro ponto, é que com softwares adequados, como o Sped integrado ao ERP, sua empresa começa a trabalhar já com o novo cenário, buscando a rentabilidade e ganhando vantagem frente aos seus concorrentes, que ao continuarem na informalidade ou não acompanharem o ritmo, não vão conseguir se manter por muito tempo no mercado.
A Receita Federal está acompanhando cada passo e em tempo real, inclusive do seu concorrente! Então, aproveite e saia na frente… Prepare-se, adapte-se, acompanhe as mudanças e cresça sem medo das Obrigações Fiscais e Tributárias!