Entenda neste post a grande diferença, que os empresários não conhecem, entre o Plano de Contas Contábil e o Financeiro, também chamado de Gerencial.
Existe uma grande diferença entre o Plano de Contas Contábil e o Financeiro também chamado de Gerencial. De forma geral, no financeiro definimos A QUEM se destina o recurso, no contábil A QUE se destina.
Neste conceito, as Notas Fiscais de Saída, devem ser classificadas como Vendas, e não A QUE elas se destinam ou determinar o tipo de produto…
Exemplo de Plano de Contas da UNO
Na prática, exemplo da própria UNO, estamos classificando as contas do ponto de vista financeiro (título a pagar e receber). Não deve existir rateio de conta!
Para empresas maiores, pois é mais trabalhoso o controle, pode-se implementar o conceito de centro de custo, ou seja, um departamento ou grupo que originou a transação (receita ou despesa) financeira.
Desta forma é possível tirar relatórios consolidados pela conta (do Plano de Contas) e pelo centro de custo.
O Plano de Contas Gerencial é o primeiro passo da implantação de um software de gestão empresarial no departamento financeiro, seguindo as melhores práticas de gestão.