A concentração da informação é uma grande aliada da otimização dos resultados, principalmente quando falamos de uma larga escala de empresas.
A gestão multiempresa oferece uma importante solução em ERP para negócios que desejam otimizar suas rotinas. Ela permite gerenciar vários CNPJs, controlar finanças, administrar estoques e muito mais. Além disso, toda empresa que inicia seus projetos tem a intenção de crescer exponencialmente. Por isso, é necessário ter estrutura para se adequar a essa expansão. Realizar esse exercício regularmente é essencial para garantir um crescimento saudável. Ademais, essa solução traz a vantagem de otimizar o processo, eliminando a necessidade de entrar e sair de vários usuários para coletar dados do mesmo grupo.
O que é gestão multiempresa?
Se trata de uma modalidade de gestão global do seu negócio; desde o estoque até o financeiro, nesse caso, é possível gerenciar vários ambientes, a partir de uma mesma plataforma. Além de trazer facilidade, permitindo otimizar o tempo que seria necessário para acessar outras plataformas ou sistemas, também contribui para a assertividade nas decisões. Isso acontece porque uma vez que as informações estarão num mesmo banco de dados.
Outro ponto importante é a visualização instantânea das informações, como já mencionamos, estarão em um só banco de dados, é possível ajustar os dashboards para ter acesso aos dados realmente necessários, segundo a preferência de cada usuário. Logo, o nível de personalização também aumenta. Com a centralização das informações, o seu tratamento é feito com maior qualidade.
LEIA TAMBÉM: WMS: Sistema de gerenciamento de Armazenagem
Por que integrar os dados?
Quando falamos em amostra de dados, precisamos entender que quanto mais informações tivermos, melhor será para embasar decisões tomaremos frente a isso. A partir disso, surge a necessidade de realizar a integração, tanto de empresas de segmento parecido, quanto de centros de distribuição ou estoques. Muitas vezes, só percebemos o quão benéficas certas aplicações podem ser depois de integrá-las. No caso da gestão multiempresa, funciona da mesma forma, pois os relatórios mostram claramente a quantidade de tempo e recursos economizados. Não há dúvidas de que pequenos ajustes podem refletir em grandes mudanças.
Outro ponto é que com a integração, os relatórios podem ser muito mais precisos e com um aumento no número de possibilidades. Isso porque vai ser possível cruzar informações de diferentes setores. Um desses exemplos é o DRE (Demonstração de Resultado de Exercício), que vai entregar um resumo das atividades que estão e que não estão trazendo lucro para o negócio. A partir disso, podem ser realizadas otimizações no processo, tanto na escala maior, quanto nos detalhes. E isso se estende ainda mais com relatórios de desempenho individual. O objetivo deles é saber se determinado colaborador pode contribuir mais ou poderia estar motivado em outro setor.
Com isso, é viabilizada a padronização dos processos, até porque, tendo em mãos os relatórios que dão base para isso, é possível entender um sistema ideal de trabalho e torná-lo modelo. Além do que já falamos, existe também a diminuição de ruído entre os setores, já que após a instalação e padronização, todos falam a mesma língua. Exemplificando, para uma gestão plausível, é imprescindível que tanto a diretoria como setores estratégicos; como, por exemplo, o financeiro; tenham acesso às informações de como as demais áreas estão desempenhando e o que foi proposto como ideal, visando realizar os devidos ajustes, caso necessário.
Conclusão
Assim como outras soluções que já apresentamos aqui, a gestão multiempresa serve para trazer ainda mais otimização, principalmente se tratando de uma escala maior e com sinergia entre os vários setores e filiais envolvidos. Com o passar do tempo, o espaço físico vai ficando cada vez menor, pois vai se construindo mais e o território terreno é limitado. Com isso, a principal solução é otimizar sempre mais. Se você entende que sua empresa precisa de um ERP para otimizar as suas rotinas, fale conosco.
LEIA TAMBÉM: Gestão de Projetos & Gráfico de Gantt