O que é CRM – Customer Relationship Management?

Cintia Tombolato
20/06/2018
Descubra neste post o que é CRM – Customer Relationship Management e veja como a pequena e média empresa pode utilizar para fidelizar seus clientes.

CRM é um conceito, não é uma ferramenta!

Dizer o que é CRM de maneira objetiva pode ser uma tarefa bem difícil levando em conta tudo o que esse conceito engloba.

CRM – Customer Relationship Management nada mais é do que o relacionamento que os vendedores têm com seu possível comprador, buscando entender suas necessidades, ou seja, é a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Ser vendedor nos dias de hoje não é tarefa fácil, tão pouco, para qualquer um, somente 7% dos vendedores merecem ser bem recebidos segundo dados da Havard Business Review.

Por isso, o conceito por Customer Relationship Management é cada vez mais incluso na missão e valores da empresa na hora da prospecção de clientes.

O que comunicar, quando e com quem, passou a serem perguntas fundamentais ao iniciar um atendimento, ajudando o cliente a identificar suas necessidades e oferecendo soluções que melhor lhe atendam.

Para isso, é necessário investir em um relacionamento, vendo a prospecção como algo natural da venda, ou, uma metodologia que te ajuda a criar vínculo com o cliente.

No UNO ERP, por exemplo, você tem mapeado todo seu processo para com seu cliente, possibilitando um entendimento melhor do que ele busca, além de auxiliar no gerenciamento de campanhas de marketing, por exemplo.

Tudo isso com registros de históricos, seja ligação ou, e-mail, criando oportunidades pontuais (venda única) e periódicas, apontamento das horas gastas, despesas e deslocamentos (km) para o pagamento de comissões, reembolsos e bonificações por vendas cada vez mais justas, de acordo com o esforço de cada consultor.

Tempo, trabalho e interação são as definições certas não só para o que é Customer Relationship Management, mas sim, a importância dessas ideologias para ser um bom consultor de negócios!

 

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