Veja o que é SRP – Sistema de Registro de Preço, como vender nele e como gerenciar os empenhos realizados pelo governo dentro dos processos da sua empresa.
Vender empenhos após licitações é muito complicado e pode prejudicar muito o controle e gestão de estoques, vendas, compras, produção e o financeiro da sua empresa. Descubra aqui como utilizar seu Sistema de Gestão para gerir as vendas realizadas no SRP.
O que é SRP?
SRP é a sigla de Sistema de Registro de Preço. Utilizado pelo poder público (governo) para agilizar alguns tipos de requisições de compras de produtos e serviços.
Entram neste sistema produtos como: material de limpeza, higiene, remédio, etc. Ou seja, produtos que exigem demanda recorrente de compra (empenhos), mas que se comprados para 1 ano podem estragar em estoque dos órgãos públicos, por exemplo.
Resumidamente, o SRP é um grande cadastro de fornecedores e produtos/serviços, que são escolhidos por meio de licitação prévia.
Minha empresa pode entrar no SRP?
Para ‘divulgar’ seus produtos/serviços neste sistema, é preciso passar por uma licitação na modalidade concorrência ou pregão. Nela constará os preços combinados, as quantidades totais, validade, normalmente, de um ano.
Depois de assinar a Ata de Registro de Preço o licitante vencedor terá seus dados registrados no SRP. Desta forma, sua empresa concorda em manter os preços inalterados, e em fornecer as quantidades previamente combinadas.
Logo, cada vez que o poder público precisar, terá que entregar o que for solicitado. Lembrando apenas, que o órgão público não é obrigado efetivar a compra.
Como gerir as vendas do SRP?
Muitas empresas que vendem via SRP tem dificuldade de controlar suas vendas para o governo e conciliar com as outras modalidades comerciais que utiliza, prejudicando estoques e margens de vendas.
As empresas optam por ter um Sistema de Gestão (ERP) para gerir seus pedidos de vendas, mas quando se fala em vendas no SRP (empenhos) perdem o controle e trabalham no ‘paralelo’, o que traz descontrole e falta de gestão de todas as áreas (compras, estoque, vendas e financeiro).
Por isso, nossos clientes que vendem para governo e participação de licitações solicitaram um desenvolvimento e o UNO ERP integrado com o SRP já é uma realidade para eles. É o caso da S&T Comercial. Conheça o case dela aqui.
Nele é gerado uma oportunidade de negócios do Contrato com todos os itens e quantidades que ganhou no processo de licitação.
Quando o poder público realiza o que chamam de ‘empenho’ (Ordem de Compra) com itens e quantidades solicitadas, o ERP irá gerar o pedido de venda a partir da oportunidade com todos os itens e quantidades. Altera-se e exclui os itens que não constam no empenho para os próximos, caso sejam solicitados.