07/06/2016
13:47 hrs
CRM – Customer Relationship Management é um termo caracterizado como gerenciamento do relacionamento com o cliente. Segundo a Gartner Group, CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa.
Costumamos falar bastante sobre CRM aqui no blog por esse ser o modelo utilizado pelo time de vendas da UNO e seus cliente de forma integrada ao UNO ERP. Além de utilizarmos o modelo para nosso negócio, também incentivamos os nossos clientes a fazerem o mesmo.
E como já comentamos bastante sobre conceitos, técnicas e dicas práticas de CRM (veja os links durante esse post e na conclusão), a ideia desse texto é trazer o outro lado.
Ou seja, desmitificar algumas inverdades sobre o assunto para que sua empresa tenha resultados reais com essa ferramenta. Vamos aos mitos sobre CRM:
Ao contratar uma nova pessoa para compor um time de vendas é comum, nos primeiros dias, haver um treinamento para que ela aprenda a cadastrar os clientes no sistema e ensinam para ela que isso é CRM.
O que vemos funcionar de forma mais eficiente é iniciar o treinamento com uma explicação sobre estratégia de relacionamento com clientes, veja que aqui CRM é um conceito estratégico e não uma ferramenta.
Um treinamento eficiente é baseado na prática, acompanhando o dia a dia de outros vendedores o novo integrante do time de vendas sentirá essa estratégia, inclusive fazendo coaching e acompanhamento periódico.
O cadastro no CRM é, sim, importante em todo esse processo, mas deve ser tratado como algo complementar, e não principal. Um Sistema para CRM envolve mais ferramentas que somente o cadastro de clientes.
Todo o histórico de relacionamento, preferenciais, compras, datas com os clientes devem ser registrados para uma análise futura, que pode ser lembrar de um assunto tratado por e-mail, ou mesmo que o cliente vai ser papai em breve para envio de um cartão e presente na maternidade.
Acabar com este mito é uma das primeiras coisas que se faz ao traçar uma estratégia com CRM. Principalmente, porque toda equipe de vendas tem necessidades que o CRM pode auxiliar e solucionar. Na prática, vemos que isso acontece, porém não é regra.
Uma estratégia de relacionamento com o cliente envolve toda a empresa e sua cultura organizacional para que tenha sucesso em sua implantação. O foco dos processos deixará de estar nos próprios produtos ou serviços da empresa, pois estará voltado para as vontades e necessidades dos clientes.
A implantação do CRM é de responsabilidade de todas as áreas da empresa, a equipe de vendas, pós-vendas, marketing, suporte técnico, financeiro são responsáveis pelo CRM, principalmente, quando ele estiver integrado ao ERP.
Essa é uma crença muito comum, mas como dissemos anteriormente, a estratégia de gestão do relacionamento com o cliente envolve todos os processos organizacionais, que vão desde o marketing e vendas até o setor de cobrança e suporte técnico.
Na prática, as equipes de SAC e Call Center são parte integrante de uma estratégia de relacionamento, serão um dos principais usuários do software, afinal, sempre que o seu cliente precisar de ajuda é essa área que ele vai procurar e se relacionar com a sua empresa.
Contudo, para ter uma gestão de relacionamento eficaz, é preciso ter o CRM integrado com o ERP para que todas as áreas estejam comprometidas com as necessidades e sucesso do cliente.
Você terá uma visão estratégica para tomada de decisões, que não prejudiquem outras áreas da empresa quando todos estão envolvidos.
Uma ferramenta de CRM pode ser implantada em empresas de qualquer tamanho e segmento a partir do momento da criação do modelo de licenciamento SaaS – Software as a Service. O valor vai depender quantidade de usuários simultâneos apenas.
O CRM quando bem planejado e utilizado pode ter um ROI – Return Over Investment maior que as despesas do projeto. Os resultados mensurados são em números de fechamentos de novas vendas e pós-vendas, e pela percepção do cliente sobre a sua marca.
Deixar para trás esses 4 mitos sobre CRM explorados no post é uma boa medida para que sua empresa atinja resultados cada vez mais expressivos.
E então, entendeu melhor porque essas afirmações sobre o CRM são mitos? Conhece algum outro? Deixe o seu comentário aqui no blog!