App Catálogo de Vendas: Como divulgar?

Neste post você vai ver 10 dicas gratuitas ou de baixo investimento para divulgar o App Catálogo de Vendas, ter mais usuários, e consequentemente, vendas!
 

Finalmente sua marca tem seu próprio App Catálogo de Vendas para smartphones, mas parece que quase ninguém fez download?! Será que você não esqueceu da divulgação?!

Porém, como fazer novos investimentos com divulgação se estamos passando por um momento de mercado retraído, inflação e preocupação geral pós pandemia?

Como essas são dúvidas de muitos empresários e gestores de vendas on-line, trouxemos 10 dicas gratuitas ou de baixo investimento para divulgar o seu App Catálogo de Vendas. Confira!

 

Por que divulgar?

Desenvolver um app garante a sua notoriedade dentro do seu nicho, mas não para por ai. A divulgação do App Catálogo de Vendas de forma adequada é o que vai garantir que seu público-alvo encontre o aplicativo.

Seu app precisa se destacar no meio desse oceano azul: mercado e lojas de aplicativos (IOS – Apple Store e Android – Google Play).

A divulgação de aplicativos consiste em aumento da visibilidade e na valorização da sua marca em relação aos concorrentes.

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6 Dicas de Divulgação

1 – ASO: Otimização para Buscas Orgânicas

Boa parte dos downloads são decorrentes da busca orgânica. Por isso, otimizar seu App Catálogo de Vendas para garantir uma boa posição dentro das lojas é fundamental em um plano estratégico de divulgação.

Logo, entenda e utilize ASO – App Store Optimization (Otimização nas lojas de apps). Conhecendo o método, entenderá como as “stores” classificam seu app para que ele seja descoberto mais facilmente.

 

2 – Mídias Sociais

Ter um perfil da sua empresa nas redes sociais é gratuito e essencial para começar a trabalhar a imagem do seu App Catálogo de Vendas. Onde – as mídias sociais básicas:
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • You Tube

Com o tempo, você pode promover seu app com anúncios pagos dentro das mídias sociais. Porém, comece com posts chamativos, com imagens em destaque e conteúdos de qualidade.

Você pode, por exemplo, mostrar todas as funcionalidades da ferramenta e tirar dúvidas dos usuários nas mídias sociais, fazer parcerias com influenciadores digitais, criar campanhas que realmente engajem.

Seja consistente, esteja todos os dias pelo menos presente nas mídias sociais com alguma postagem ou story / status novo.

 

3 – Whatsapp

Listas de Transmissão

A melhor maneira de conseguir os primeiros downloads é com sua rede de contatos. Seu app pode não ser direcionado exatamente para eles, mas eles podem ajudar baixando o seu app e avaliando com comentários.

Isso fará com que o Google e Apple perceba que seu app é relevante para o usuário! Ah, mas peça para que eles não deletem o app em seguida, isto contará negativamente.

Crie duas listas de transmissão no Whatsapp com seus contatos e peça para te ajudarem.

Outra ação que você realizar nas listas de transmissão é incentivar o seu usuário a compartilhar seu aplicativo via Whatsapp.

 

Grupos / Comunidades

A ideia aqui é você buscar grupos no Whatsapp e outros fóruns para atingir pessoas desconhecidas.

Nesses grupos/fóruns/comunidades os participantes trocam ideias, mas também ajudam seus participantes.

Aqui vale até mesmo os grupos e comunidades específicos do Facebook e LinkedIn para divulgar seu app.

Depois de entrar, perceberá que esta corrente não vai se limitar apenas para conseguir downloads, mas para que você tenha novas ideias e melhore sempre seu app.

 

4 – Parcerias e Indicação

Essa é uma das formas mais eficientes e escaláveis de gerar downloads para seu app, mas exige um trabalho intenso ou uma rede de contatos forte, pois terá que ser muito criativo e também oferecer algo em troca para ter essas indicações.

Faça uma lista e vá atrás de uma parceria ou até mesmo que eles conheçam seu app. Uma twittada de um bom parceiro pode te gerar mais de 10 mil downloads!

 

5 – Vídeos

O próprio You Tube tem um “estúdio de criação” para ajudar na edição de vídeos.

Hoje em dia existem também diversos aplicativos que permitem a inserção de imagens, animações, músicas e  muitas outras funções para criar seu próprio vídeo, sem ter que contratar uma produtora de audiovisual.

Tais plataformas são intuitivas e o custo é interessante, principalmente, para quem está dando os primeiros passos.

 

6 – Landing Page

Sim, criar uma Landing Page – LP exige um investimento inicial. Porém, o retorno ao investimento (ROI) é muito interessante e contribui diretamente para que seu aplicativo ganhe mais destaque na Internet.

Com uma LP bem estruturada, com layout moderno, conteúdo persuasivo e dentro das exigências de SEO que o Google determina, o caminho para seu app ter mais downloads é mais curto.

Recomendamos a utilização da ferramenta RD Station Marketing, que permite você criar quantas Landing Pages quiser. Além de já estar integrado com o UNO ERP também.

 

7 – E-mail Marketing

Criar uma estratégia de envio de e-mail marketing para cativar os possíveis usuários. Eles podem encaminhar para a rede de contatos deles, o que pode ser uma propaganda gratuita do seu app catálogo de vendas.

Envie emails para falar de novidades do app, de conteúdos, oportunidade, datas comemorativas ou qualquer comunicação que vá gerar valor para o cliente usuário.

 

8 – Anúncios no Google Ads

Existem formas de anunciar no Google com baixo investimento, pagando apenas quando alguém clica no anúncio ou para fazer o download.

 

9 – Press Release

Investir em um press release (comunicado de imprensa) para divulgar seu App Catálogo de Vendas não demanda investimentos na mesma proporção que anunciar nas mídias tradicionais (TV, rádio, revista e jornais / portais de notícias). Então, busque um jornalista ou relações públicas para ajuda-lo.

Recomendamos a ferramenta DINO, caso queira fazer um release, sem a ajuda de um profissional da área.  

10 – Comente e participe

Os links que postados em comentários de posts de blogs ou Facebook, ou comentários de vídeos no You Tube obtém uma alta taxa de cliques.

Comente em postagens relevantes sobre seu app e mostrar para as pessoas que se interessam por aquele assunto que tem um aplicativo feito para ela?

É um trabalho árduo, mas que aos poucos podem gerar um resultado excelente para o sucesso do seu aplicativo.

 

Estratégias Mobile Marketing

Ter e manter um aplicativo é uma estratégia que precisa ser pensada em curto, médio e longo prazo. Ou seja, sempre precisará promover seu app, mas com objetivos diferentes.

Agora é para conseguir downloads. Em algum momento no futuro será para aumentar o tempo de uso do usuário dentro do seu app, outra para obter feedbacks, etc.

 

Você conhece mais alguma forma de divulgação?

Não deixe de compartilhar conosco o que você fez para seu app ter sucesso e assim ajudar inúmeros empreendedores que querem crescer nas vendas on-line.