O que avaliar no fornecedor ERP?

5 pontos de atenção que sua empresa deve ter ao escolher um fornecedor de ERP para a sua empresa.

Para alcançar os resultados almejados, os gestores devem contar com pessoas, maquinários, matérias-primas e tecnologia de excelência.

Tecnologias avançadas, como hardware e softwares de ponta, são essenciais. No entanto, é crucial ter cuidado ao selecionar o fornecedor dessas soluções, garantindo que eles estejam alinhados com os objetivos da sua empresa. Em particular, o fornecedor de ERP é fundamental, pois esse sistema robusto automatiza todos os processos da empresa e melhora a tomada de decisões.

Neste artigo, explicaremos o que você deve avaliar ao escolher um ERP para sua companhia. Confira:

1. Parceiros

Ao investigar fornecedores de ERPs que atendem às demandas da empresa, escolha sempre aqueles que possam se tornar verdadeiros parceiros estratégicos. Eles devem ser capazes de cumprir os acordos firmados e entregar um serviço sólido e confiável.

 

2. Reputação Técnica

Na hora de escolher um fornecedor ERP, peça a opinião de pessoas técnicas ou consultores de negócios especializados sobre a reputação e credibilidade dos fornecedores que você está estudando. Afinal, não vale a pena investir em softwares oferecidos por empresas pouco confiáveis.

3. Equipe de Desenvolvimento

Verifique se o Sistema de Gestão pode ser personalizado para a sua empresa e se a equipe que irá desenvolver é do fornecedor ou terceirizado. O ideal é que seja realizado por analistas especializados e focados somente no software e contratados pelo próprio fabricante do ERP.

Algumas revendas de Sistemas ERPs de mercado podem desenvolver, mas não são responsáveis pelos erros e o suporte pode virar um grande transtorno para a sua empresa, pois fabricantes não se responsabilizam por desenvolvimentos de terceiros.

Já outros fabricantes e consultorias cobram uma fortuna para realizar alterações ou integrações importantes para o sucesso da empresa do cliente.

 

4. Equipe de Implantação

A saber, muitas fabricantes de ERP utilizam somente assistentes virtuais para ajudar na implantação do software. Dessa forma, atraem os empresários pelo baixo custo, mas acabam frustrando-se por não obterem resultados com o software.

A Implantação não é necessariamente cara. Caro, no entanto, é não obter retorno de um investimento elevado como uma implantação ERP.

O acompanhamento de um Gerente de Projetos pode ajudar a empresa a desviar de armadilhas no momento da implementação.

Verifique também qual é a metodologia utilizada na implantação, se segue o PMI – Project Management Institute, somadas a práticas ágeis fornecidas por frameworks como o Scrum. Normalmente, empresas com processos de implantação bem definidos contam com um PMO – Project Management Office para gerenciar o seu projeto de implantação de ERP.

 

5. Equipe de Suporte Técnico

Só para ilustrar, são raríssimas as empresas que trabalham com Suporte Técnico baseado em SLA – Service Level Agreement para PME no Brasil. SLA é uma garantia de alto padrão de nível de serviço e com um tempo de resposta incomparável para o cliente. Imagine ter um caminhão na porta esperando para sair, e sua empresa sem sistema para emitir a Nota Fiscal.

Nesse sentido, com o SLA, você obtém garantias de resposta para suas dúvidas e problemas, com prazos e multas previamente combinados caso o fornecedor de ERP não cumpra. Além disso, é essencial verificar se o suporte será prestado por uma equipe especializada no seu ramo de atividade e segmento de mercado.

Entretanto, muitos fabricantes de ERP estão automatizando o atendimento com chatbots, o que pode prejudicar o relacionamento humano. Portanto, certifique-se de que sua empresa terá um telefone para contato com o suporte técnico e um sistema para abertura de chamados técnicos, permitindo interação direta com o analista de suporte.

Além de um time técnico à disposição, contar com uma boa documentação, treinamentos esclarecedores e, até mesmo, um manual online pode ser extremamente útil. Afinal, essas ferramentas ajudam a evitar problemas na relação entre o software e seus usuários.

Esperamos que essas dicas sejam úteis. E lembre-se: não existe conto de fadas. Sendo assim, não se iluda acreditando que sistemas caseiros irão resolver seus problemas; na verdade, podem até aumentá-los. Quando precisar de suporte ou discutir uma mudança de estratégia no negócio, o impacto financeiro pode ser significativo. Pense nisso e desejamos muito sucesso!