Software WMS: Como utilizar?

Os softwares WMS têm sido cada vez mais utilizados na hora de aplicar uma rotina logística, aliada com a otimização.

Os softwares WMS (gerenciamento de armazém) oferecem uma excelente solução, proporcionando vantagens como a otimização das rotinas de um estoque, especialmente quando aplicados corretamente. Os impactos positivos podem ser exponenciais, principalmente em uma escala maior. Cada detalhe melhorado reflete diretamente na conta final da empresa. Hoje, vamos discutir a utilização desse tipo de software e como ele pode otimizar a logística de trabalho do seu estoque. Além disso, entenderemos como a automação e a integração com sistemas ERP podem economizar um tempo valioso.

 

O que é WMS?

O sistema de gerenciamento de armazém, também conhecido como WMS, oferece um conjunto de soluções cujo principal objetivo é otimizar as rotinas desde a chegada do produto ao estoque até a sua saída. Dentro do WMS, encontramos processos como o Picking e o Packing, que se encarregam, respectivamente, da coleta e da embalagem do produto antes do envio.

Vantagens

Dentre as vantagens da implantação desse tipo de sistema, destacam-se a gestão eficiente do espaço do estoque e o controle aprimorado sobre o que entra e sai. Além disso, o acesso à disponibilidade de produtos específicos permite identificar quando é necessário reabastecer. A otimização também reduz consideravelmente a necessidade de mão de obra, pois os colaboradores podem executar as tarefas de forma mais estratégica.

Qual a maneira certa de utilizar?

Como toda inteligência, quanto mais informações ela recebe, mais soluções se tornam disponíveis. Portanto, dados como fornecedores, processos, prazos e validade dos produtos devem ser catalogados de maneira criteriosa para que o sistema possa oferecer ainda mais possibilidades. Embora a implantação possa levar tempo, os resultados são satisfatórios. Além disso, é crucial evitar o erro de acreditar que a implantação será rápida. Pode levar meses até que a rotina esteja totalmente alinhada com o sistema.

LEIA TAMBÉM: 8 benefícios de ter um ERP para e-commerce

Otimização de tempo com a automação

Após a implantação, o WMS oferece ainda mais vantagens, como a automação. A automação otimiza processos repetitivos e reduz ao máximo os erros humanos. Além disso, com sua aplicação, os gestores acessam relatórios em tempo real e acompanham a velocidade de produção, por exemplo. Com essa nova ferramenta, as possibilidades aumentam consideravelmente. Por exemplo, o sistema alerta os responsáveis quando determinados produtos estão perto do prazo de validade, permitindo que esses itens sejam priorizados. Isso garante o retorno sobre o investimento e evita a perda de valor associada à compra de produtos perecíveis.

Integração WMS/ERP

 

Historicamente, para implementar sistemas, era necessário instalar hardware e contar com um departamento de TI para acompanhar o processo, sem a possibilidade de atualizações a distância, pois o sistema estava restrito àquela rede. Com o tempo, surgiram soluções que permitiram contratar sistemas com assistência totalmente online. Isso possibilitou adquirir o acesso ao sistema e iniciar as atividades de forma muito mais rápida.

Os sistemas de ERP trabalham em conjunto com os WMS. Quando operam em sinergia, criam uma mecânica integrada: o ERP inicia um pedido e o transfere para o WMS, que cuida do pedido dentro do armazém. Após a conclusão do pedido, o WMS retorna as informações ao ERP, permitindo o acompanhamento dos dados financeiros do produto. Assim, os dois sistemas trocam informações constantemente.

Outro ponto que mudou consideravelmente ao longo do tempo é a velocidade de preparo. A integração entre ERP e WMS reduz o tempo de produção sem a necessidade de expandir o espaço físico de maneira exponencial. A palavra-chave para esse trabalho conjunto é “otimização”, pois permite fazer mais com a mesma disponibilidade de local.

No entanto, é crucial ter cautela ao escolher o sistema ERP, pois a integração deve ser realizada de forma a proteger as informações e garantir um trabalho conjunto eficaz entre ERP e WMS. Para isso, é necessário contar com uma empresa de confiança e com experiência no mercado. Se você deseja saber mais sobre como otimizar os processos do seu estoque, conheça o nosso ERP. Essa integração pode trazer muitos benefícios para sua empresa e ajudar a reduzir gastos desnecessários. No UNO ERP, essa integração já é uma realidade que você pode implementar em sua empresa.

Deseja conhecer mais sobre as nossas soluções? Então fale conosco.

LEIA TAMBÉM: O que é ERP?