Como escolher o melhor Sistema ERP?

10 cuidados, ações e dicas que sua empresa deve ter ao escolher o melhor Sistema ERP para o seu perfil de negócio.
 

Com a Transformação Digital, os Softwares de Gestão (ERP) totalmente na nuvem passaram a ser um fator crucial para sobrevivência das empresas, principalmente no pós-pandemia.

Afinal, ele é responsável pelo gerenciamento de todas as informações da organização, através da automatização de todos os processos.

Além de assegurar que seja 100% Web, um empresário, diretor ou gestor que estiver com a missão de comprar ou trocar de ERP deve analisar mais uma série de fatores.

Para ajudar na escolha e análise, listamos aqui dez cuidados, ações e dicas que vão ajudar a escolher a melhor opção disponível no mercado. Confira:

 

1. Acesso via Aplicativos Móveis (App)

A característica mais marcante da transformação digital é a conexão constante e fácil, especialmente por conta da navegação em smartphones. Usar um Aplicativo Móvel para acessar o ERP de qualquer lugar é um recurso cada vez mais primordial, pois contribui com a mobilidade e flexibilidade exigida por clientes e colaboradores.

 

2. Integração com Plataformas de Lojas Virtuais

O Brasil representa mais de 60% do Comércio Eletrônico na América Latina e, em 2019, faturou mais de R$ 61,2 bilhões nesse segmento. Números que nenhum empresário pode menosprezar! Fique atento a essa janela de oportunidade aberta e tenha uma plataforma de e-commerce integrada com o ERP para trocar informações gerenciais e operacionais. Acima de tudo, isso irá garantir a satisfação dos seus clientes!

 

3. Integração com outros Aplicativos Móveis

Se sua empresa possui um APP disponível para vendas on-line, ou precisa de um Catálogo de Produtos, deve integrar as informações de clientes, pedidos, produtos e entregas com cálculos automatizados de impostos. Para isso, é fundamental um ERP como backoffice da loja virtual, que permitirá não perder o controle fiscal e de estoque.

 

4. Integração com Sistemas Contábeis

Muitas empresas brasileiras terceirizam a contabilidade, e deveriam ter seu ERP integrado com o Sistema do Contador. Verifique se o seu futuro fornecedor de Software de Gestão permite uma integração com os principais Sistemas Contábeis do mercado. Converse com o seu contador e verifique qual ele utiliza. Vai ajudar muito na eliminação de erros.

 

5. Flexibilidade com Personalização / Customização

Verifique se o seu Software de Gestão pode ter um processo automatizado exclusivamente para atender uma demanda do seu modelo de negócio. Alguns Sistemas ERPs de mercado não são open source ou flexíveis, portanto não podem ser modificados para atender a processos específicos de cada cliente. Outros cobram uma fortuna para realizar alterações ou integrações importantes para o sucesso da empresa cliente.

 

6. Cresce com a sua Empresa

Muitas soluções contemplam apenas uma opção: ou só são para pequenos, ou só para médios e grandes negócios, tanto em funcionalidades quanto nos valores de investimento. A ferramenta que sua empresa escolher precisa se ajustar à evolução do seu negócio, com valores mensais que acompanhem o seu crescimento de faturamento. Pense em ter uma solução que não requeira novo investimento de tempo e dinheiro, se adaptando ao seu crescimento.

 

7. Módulos e Funcionalidades

O sistema deve ter módulos e funcionalidades que acompanhem a evolução do seu negócio, e permitam uma visão global da empresa para uma gestão estratégica.

Hoje sua empresa pode ser somente uma indústria, que no futuro precise ter uma assistência técnica. Seria péssimo ter que adquirir outro sistema para gerir esse novo departamento e processo.

Não é nada inteligente ter um software para cada departamento, com informações descentralizadas.

Mesmo que hoje você não queira implantar algum módulo específico, o ideal é investir em uma solução que permita uma visão global de todos os departamentos da empresa, e que você tenha o poder de ativar o uso daquele módulo quando quiser.

Você vai minimizar o investimento inicial com a compra da licença, reduzir e facilitar a implantação, além de ganhar tempo. Pense no hoje e no futuro para comprar e implantar o seu Sistema ERP.

 

8. Implantação Ágil / PMO

Muitas fabricantes de ERP utilizam somente assistentes virtuais para ajudar na implantação do ERP. Dessa forma atraem os empresários pelo baixo custo, mas acabam os frustrando por não conduzir aos resultados esperados com o software.

O acompanhamento de um consultor ou especialista pode ajudar a empresa a desviar de armadilhas no momento da implementação. Consultoria não é necessariamente caro. Caro é não obter retorno de um investimento elevado como uma implantação ERP.

Verifique também qual é a metodologia utilizada na implantação, se segue o PMI – Project Management Institute, somadas a práticas ágeis fornecidas por frameworks como o Scrum.

Normalmente, empresas com processos de implantação bem definidos contam com um PMO – Project Management Office para gerenciar o seu projeto de implantação de ERP. Fique de olho nesses pontos na hora de escolher o melhor Sistema ERP!

 

9. Garantias de Atendimento

São raríssimas as empresas que trabalham com Suporte Técnico baseado em SLA – Service Level Agreement para PME no Brasil.

SLA é uma garantia de alto padrão de nível de serviço e com um tempo de resposta incomparável para o cliente.

Imagine ter um caminhão na porta esperando para sair, e sua empresa sem sistema para emitir a Nota Fiscal.

Com o SLA você tem garantias de resposta para as suas dúvidas e problemas, com prazos e multas previamente combinadas caso o fornecedor de ERP não cumpra. Afinal, time is Money.

 

10. Dashboards, Analytics e BI

Sua empresa toma decisões baseada em dados? Se sim, cheque quais são os relatórios e dashboards disponibilizados. Se a alta gestão da empresa está acostumada com análise de dados, verifique se há a possibilidade de utilizar um BI – Business Intelligence para ajudar nas tomadas de decisões rápidas.

 

Esperamos que essas dicas ajudem você a escolher o melhor Sistema ERP. E lembre-se, não existe conto de fadas, não se iluda acreditando que sistemas caseiros irão resolver seus problemas. Podem até aumentá-los, basta que você precise de suporte ou tenha que discutir uma mudança de estratégia no negócio, que você irá ver o saldo da conta.

Pense nisto e muito sucesso!